21/12/2016 - ABRASCE

Eficiência energética em Shopping Centers

Conforto para os clientes, respeito ao meio ambiente e redução no consumo de energia

 

A urgente necessidade de redução do consumo de todas as fontes de energia existentes coloca a área de Energy Services em destaque no cenário mundial. Além da questão ambiental, a constante busca por eficiência energética dos sistemas, o conforto e a segurança do consumidor passam a ser objetivos estratégicos de empresas comprometidas com seus clientes.

 

O crescente aumento nas tarifas de energia elétrica faz com que os empreendedores estejam mais atentos a desperdícios comuns, principalmente em edificações mais antigas, tentando manter o balanço econômico de seus negócios.

 

Em geral, um dos maiores consumidores de energia elétrica em um edifício é o sistema de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (HVAC), chegando a ser, em alguns casos, responsável por até 60% dos custos de energia de empreendimentos como shopping centers ou prédios comerciais. Nestes centros comerciais encontram-se grandes oportunidades de melhorias energéticas, seja empregando uma manutenção mais adequada, investindo na otimização da operação através de sistemas de automação, ou renovação de toda central de água gelada.

 

No Brasil, o mercado de HVAC em edifícios comerciais e shopping centers é considerado maduro, com grande número de instalações antigas ainda operando. Investir em eficiência é fundamental para o equilíbrio financeiro destes centros comerciais, assim como monitorar o consumo de energia, gerir e traçar melhorias, mantendo o conforto e satisfação dos clientes.

 

Cada shopping center possui características próprias que irão definir diferentes estratégias para a implantação do projeto de modernização dos sistemas, visando a redução do consumo de energia. É preciso identificar e avaliar as oportunidades para tornar as plantas mais eficientes, criar um plano personalizado para gerenciar os custos de energia, desenvolver e implementar o projeto de economia de energia e validar o projeto após a sua implementação.

 

É o caso do Flamboyant Shopping Center, em Goiânia, onde foi implementada a primeira fase do projeto de eficiência em uma das centrais de água gelada. Após a substituição dos equipamentos, uma economia de 36% na conta de energia da subestação que atende a área desta central pôde ser observada. A segunda fase do projeto, em andamento, tem como objetivo melhorar ainda mais a eficiência alcançada, com a implementação de um sistema de automação que permitirá a operação conjugada dos chillers, bombas, torres e tanque de termo acumulação. Neste caso, após a implementação da segunda fase do projeto, existem ainda benefícios não mensuráveis, como a otimização da operação do sistema e melhoria da satisfação térmica dos usuários (lojistas e clientes).

 

Investimentos deste tipo estão se tornando cada vez mais comuns, onde os administradores e proprietários dos shoppings centers e edifícios comerciais buscam combinar eficiência energética, conforto térmico e respeito ao meio ambiente. Esse movimento reforça a importância estratégica da área de Energy Services, para que a implementação seja feita de forma efetiva.

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